terça-feira, 2 de outubro de 2012

AUMENTO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS

Como de costume, aqui em Maceió, mais uma vez o valor da passagem de ônibus aumentou: R$2,30. Até acho que não tenha subido tanto assim, mas apesar do aumento não ter sido tão exorbitante, a recorrência e principalmente a ousadia das empresas e da prefeitura é oque nos indgnam.

Quando me refiro a recorrência, é que isso já se tornou um costume, um vício. É inadmissível uma cidade pequena (apesar de ser capital) como a nossa, ter reajuste na passagem praticamente todos os anos. Lógico que as empresas e os gestores vão alegar oque sempre alegam: "Que o prejuizo é muito grande, que a maioria dos passageiros não pagam passagem e Blá Blá Blá", mas dessa desculpa esfarrapada os nossos ouvidos já cansaram faz tempo.

Toda empresa tem o direito de subir o valor de, seja lá oque for, que elas ofereçam no mercado (nesse caso o transporte coletivo urbano), mas em contrapartida elas têm a obrigação de oferecer qualidade no serviço prestado, e nós temos total direito de exigir e lutar por isso...Daí vem a ousadia que eu me referi no início. Além de nos cobrarem um valor imoral, ainda temos que aceitar as condições que eles nos impõem:
Escassez de ônibus para a demanda, máquinas velhas, demora exagerada no ponto, péssimos funcionários (motoristas e cobradores).

Apesar de todas as críticas que faço, tanto às empresas quanto à prefeitura, não os considero os únicos culpados dessa palhaçada, nós, a população, também temos nossa parcela de culpa. Somos culpados porque aceitamos tudo com muita passividade, porque somos muito desinteressados com os nossos próprios direitos.

O dia que o alagoano perceber que, a anos, está servindo apenas como massa de manobra para esses políticos fingidos e indescentes e que só tem certo valor na época de eleição, aí sim, isso pode mudar. Mas até que isso aconteça, temos que nos contentar em demonstrar nossa indignação individualmente, até porque nem sempre temos R$50,00 em mãos para convencer as pessoas a nos acompanharem.

Um comentário:

  1. Concordo em gênero, número e grau com suas colocações. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir